Quem é o dono da internet?



dono da internet

Não é difícil lermos ou ouvirmos dizer que a Web não é de ninguém ou que ela é pública, etc.

Certa vez, brincando, disse um repentista numa música: "_Pai é quem cria".

E é bem por aí, os norte-americanos foram os criadores e tudo que é referente à Web está ligado a eles. Seja na parte física ou de softs, implementações ou padronizações, a maioria (quase que absoluta) da estrutura central está por conta deles: os "pais" da internet.

Mas, vamos aqui "dar nome aos bois" e conhecer melhor a maior tecnologia de comunicação, capaz de juntar numa só várias outras linguagens, como texto, imagem, vídeo, som, rádio, jogos...

 



A ITU está ligada à telecomunicações em geral, inclusive satélites, enquanto a ISO é um órgão não governamental, global, e que tem muito haver com o OSI Model (as 7 camadas da internet). Com exceção da ITU e a ISO, que ficam na Suíça, todos demais nomes aqui estão em território dos EUA.

ARC, ARL, ISC, DISA e ICANN são algumas instituições que possuem servidores raiz. Sim, a internet tem servidores principais e que são num total de 13, sendo que destes somente 3 não ficam na terra do Batman e do jazz. Aliás, esses super servidores funcionam com um software chamado BIND, que é feito por uma delas, a ISC. É lógico que existem outros servidores e estão espalhados pelo globo, dezenas deles, e um está no Brasil.

Mas além dos 13 servidores centrais outra questão estratégica são os IPs. Certamente você já deve ter ouvido falar que todo computador possui um "endereço de protocolo de internet", IP. Pois bem, a IANA é a organização que faz a supervisão deles.

Já o IETF é um grupo técnico, voltado à pesquisa e também conta com a presença de fabricantes, fornecedores.

E ainda há a W3C. Famosa entre desenvolvedores de sites ela é a organização que visa padronizar a WWW, inclusive algumas linguagens de computador como a CSS e a XML estão intimamente ligadas a esta instituição.


Claro que para tudo isso funcionar é necessário sistemas operacionais, portanto vale a pena ler "Gigantes da tecnologia: sistemas operacionais".

 




www.000webhost.com